Quando assistimos uma peça teatral não temos noção do trabalho utilizado para a realização de tal espetáculo. Assim como o corpo humano precisa de todos os órgãos para funcionar perfeitamente, o teatro também precisa de uma equipe por trás, como maquiadores, diretores, figurinistas, atores, cenógrafos, etc, cada um fazendo a sua parte, se um profissional deixar a desejar na sua área pode prejudicar todo um espetáculo, assim como um órgão que não funciona bem pode debilitar o corpo. Temos que ter a consciência que uma pessoa apenas não faz um espetáculo (por mais que seja um monólogo), o sucesso teatral depende muito do controle de trabalho em equipe e de planejamento.
Tudo aquilo que não é planejado antes o resultado tende a sair de qualquer jeito ou simplesmente nada, antes do professor dar a sua aula, ele precisa de um planejamento dessa aula, mas é preciso ser flexível, pois imprevistos acontecem (como horário, número de alunos, etc) e quando surgem esses imprevistos é preciso mudar o planejamento. Para a formação de um espetáculo deve-se bolar um planejamento com calma e atenção, mas como não temos absoluta certeza do que irá acontecer, podemos replanejar caso ocorra algum imprevisto. Agora que sabemos que devemos planejar sempre vejamos sobre os projetos culturais:
A arte é uma parte importante da cultura e deve ser acessível à todos, a constituição de 1988 diz que é obrigação do governo defender o patrimônio e a preservação dos traços culturais, mas infelizmente o orçamento das instituições publicas são reduzidos, (tendo um investimento bem menor de que deveria), mas nem tudo está perdido, existem pessoas e empresas que vivem para a arte, realizando projetos culturais, pensando assim no bem estar da população.
O ponto de partida da elaboração de um projeto cultural é a identificação de uma demanda ou oportunidade, mas para que tal projeto aconteça é preciso dividi-lo em etapas, assim a elaboração do mesmo fica mais fácil, vejamos quais são essas etapas:
_Titulo – O titulo precisa passara idéia do projeto, mas ele pode ser atualizado de acordo com as mudanças.
_Descrição e justificativa – Explicar o que é o projeto, é importante fazer uma pesquisa sobre a região e população onde será implantado o projeto e a partir dessa pesquisa explicar por que o projeto deve ser implantado.
_ Objetivos – Para que? Para quem? Os objetivos podem ser específicos ( resultado esperado até o fim do projeto- ações em si) e geral (produto final- o projeto não é um fim em si mesmo é um meio para alcançar um fim maior).
_ Metas – O que pretendemos alcançar – detalham os objetivos específicos.
_ Metodologia - Estratégias e técnicas para alcançar objetivos.
_ Cronograma – responde a pergunta: Quando? Organizando etapas em uma seqüência lógica.
_Orçamento – Quanto irá custar?
_ Mensuração de resultados – Avalia o cumprimento das metas e permite avaliar se a estratégia empregada foi bem sucedida.
Algumas empresas se preocupam com o estar bem da sociedade, outras procuram diversas formas de relação e comunicação para com o publico de interesse, devido a esses fatores, alguns artistas ao montar seu projeto cultural procuram ser patrocinados por empresas, mas para que o patrocínio dê certo, além de apresentar seu projeto em etapas é preciso ser objetivo e sintético, procurando enfatizar os pontos de maior relevância para a tomada de decisão da empresa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário