sábado, 26 de setembro de 2009

Commédia dell'art

A Commedia dell'arte surgiu na segunda metade do séc. XVI, atingiu sua maior popularidade no séc. XVII e chegou até meados do séc. XVIII, quando entrou em declínio. Este gênero teatral que durou aproximadamente dois séculos e meio, exerceu grande fascínio por quase toda a Europa e influenciou (como ocorre ainda hoje) diversos atores, dramaturgos e encenadores.
Vejamos alguns personagens:

ARLECHINO - Proveniente de Bergamo, sua máscara era a mais popular. Inicialmente segundo zanni, transformou-se pouco a pouco em primeiro, encarna uma mistura de esperteza com ingenuidade, estando sempre no centro das intrigas envolvendo as pessoas em confusões. Tem memória curta (não guarda mágoas) e está sempre com fome. É dinâmico, parece ter urgência nas ações físicas, sendo dono de habilidades acrobáticas . Geralmente, Arlecchino é o servo do Pantalone, às vezes do Dottore. Usava inicialmente uma roupa branca e um cinturão, onde carregava um bastonete de madeira, calças brancas, chinelos de couro e gorro branco. Supõe-se que, com o tempo, essa roupa foi ganhando remendos coloridos e dispersos, de onde provém sua atual roupa de losangos. Muitos estudiosos dizem que a origem do nome Arlecchino está na palavra Hellequim – o chefe dos diabos que comandava um bando de espectros e demônios. Hellequim teria se transformado em Herlequim e posteriormante, em Harlequim.


PULCINELA – Muitas vezes conhecido como “Punch”, era um zanni que já existia do carnaval de Nápoles e passou a fazer parte da Commedia dell'arte O esquisito, inspirador de pena, vulnerável e geralmente desfigurado era um criado simples e gracioso, que gostava de uma boa macarronada. Sua corcunda e ventre são proeminentes. Muitas vezes, não é capaz de falar e, por isso, comunica-se através de sinais e sons estranhos, sua personalidade pode ser a de um tolo, ou de um enganador. Tem a voz estridente lembrando uma ave e sua máscara tem um nariz grande e curvo, como o bico de um papagaio.

DOTTORE – ”O doutor”, normalmente advogado ou médico. Visto como o homem intelectual , mas geralmente essa impressão é falsa. Ele é o mais velho e rico dos vecchi. Geralmente, interpretado como um pedante, avarento e sem o menor sucesso com as mulheres. falava em dialeto bolonhês intercalado por palavras ou frases em latim, gostava de ostentar a sua falsa erudição, mas era enganado pelos outros por ser extremamente ingênuo.Usa uma toga preta com gola branca, capuz preto apertado sob um chapéu preto com as abas largas viradas para cima, sua máscara era um acento que só marca a testa e o nariz.

PANTALONE – Um dos vecchi, um rico mercador veneziano, geralmente avarento (o famoso velho pão-duro) e conservador, que não se preocupa com nada mais além de dinheiro. Fala em dialeto veneziano, é apaixonado por provérbios e, apesar de sua idade, corteja uma das donzelas da comédia e não trata bem os criados (os zanni). Sua máscara é negra e se caracterizava por seu nariz adunco, e sua barbicha pontuda. Tem a postura fechada. Suas pernas são juntas, os pés ligeiramente abertos e os joelhos flexionados por causa da idade. Sua cabeça e seu quadril são para frente e seu abdomem é para dentro, revelando sua possessividade. Também era chamado de Petulon, Pultruzon, Pianzamelon, Zanobio, Pandolfo e Lattantio.
INNAMORATI - São os amantes. O innamorato e a innamorata têm muitos nomes, para os moços temos Fabrício, Horácio, Flavio e Lélio e para as moças Angélica, Aurélia e Lucila, mas o nome mais popular usado era Isabella. Eles são jovens, virtuosos e perdidamente apaixonados um pelo outro. Belos e cultos, falam com elegância num toscano literário, eventualmente são personagens ingênuos e não muito brilhantes. Eles usam os trajes mais belos e de acordo com o período e a moda vingente e nunca usam máscara, geralmente, cantam, dançam ou recitam poemas. A enamorada, segundo o esquema da trama, poderia ser cortejada por dois pretendentes, um jovem e um velho.

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